top of page
  • comex21

Como reduzir despesas na Importação?

Saiba como importar com o melhor custo-benefício do mercado.

Para realizar operações dentro do Comércio Exterior é necessário haver um bom planejamento para obter o melhor custo-benefício e reduzir as despesas na Importação.


Dentre as operações que nos auxiliam nestas reduções estão os Regimes Aduaneiros Especiais:


a) Drawback;

b) Admissão temporária;

c) Trânsito aduaneiro;


O Drawback permitirá a suspensão ou eliminação de impostos na aquisição de insumos utilizados na industrialização de produtos que serão exportados.

A Admissão temporária permite a suspensão total do pagamento dos impostos de bens que permanecerão no País durante um prazo fixo.

O Trânsito aduaneiro é o regime especial utilizado para grandes eventos esportivos, por exemplo, permitindo o transporte das mercadorias dentro o território aduaneiro com suspensão do pagamento dos tributos.


Além dos Regimes Aduaneiros Especiais, a sua empresa também poderá solicitar Benefícios Fiscais para a importação de mercadorias. No Estado da Paraíba pode ser negociado um TARE (Termo de Acordo de Regime Especial de Tributação do ICMS), no Estado de Pernambuco pode-se solicitar o PRODEPE (Programa de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco), PEAP 1 e 2 (Programa de Estímulo a Atividade Portuária).


Em relação a redução de custos no operacional, é essencial realizar o controle do Free Time (tempo de posse do Contêiner) para que não haja demurrage (sobrestadia referente a não devolução do contêiner no prazo acordado com o transportador) ou a aquisição de um contêiner próprio para que não haja preocupações em relação ao prazo de entrega.


Outro fator que permite o melhor custo-benefício no processo de importação é a velocidade da disponibilização da presença de carga e o imediato registro da DI, segundo estudos realizados pelo Despachante Aduaneiro Federal Edmilton Ribeiro, o registro imediato da Declaração de Importação logo após a presença de carga no Recinto Alfandegado aumenta a probabilidade de parametrização em canal verde. A contratação de um despachante que acompanhe o processo e realize todos os trâmites no sistema com prudência e rapidez garante a liberação da mercadoria em curto prazo e sem preocupações com multas ou custos extras de armazenagem.


A equipe Ribeiro Aduaneiro é formada por profissionais preparados para otimizar os seus processos.


Com mais de 18 anos de Experiência em Comércio Exterior, nós garantimos um trabalho de qualidade e assertividade!


Contate-nos e expanda os seus negócios!



Autoria: Ana Carla Oliveira

Analista de Comércio Exterior da Ribeiro Aduaneiro

54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page